Livro digital reúne abordagem teórica e exemplos concretos para uma nova cultura da sustentabilidade

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Lançado neste mês por um grupo de 32 pesquisadores de instituições paulistas, o livro on-line Educar para a sustentabilidade – visões de presente e futuro, propõe, por meio de questões teóricas e experiências concretas, o desenvolvimento de uma nova cultura da sustentabilidade.

"O livro reúne estudiosos, alguns mais fundamentados na teoria, outros mais na prática, que oferecem uma gama de experiências amplamente investigadas e visões esperançosas de como essa educação pode ser estabelecida e desenvolvida”, afirma no prefácio Arjen E. J. Wals, professor de Aprendizagem Transformadora para a Sustentabilidade Socioecológica na Universidade de Wageningen (Países Baixos), onde também ocupa a Cátedra Unesco de Aprendizagem Social e Desenvolvimento.

Dividida em nove capítulos e apoiada pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), a obra defende a criação de práticas educacionais ligadas à participação, cocriação e corresponsabilidade que transcendam a sala de aula formal e atinjam também a comunidade.

Dessa forma, alunos, professores e a comunidade aprendem e criam soluções conjuntas para questões ligadas à sustentabilidade, como saneamento ambiental, água, serviços ecossistêmicos, energia, cidades e mudanças climáticas.

O livro está disponível para download no link: http://bit.ly/baixarlivroEPS.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.